quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sobre ATC

Eu comentei nos últimos post's que quero começar a fazer ATC's; Ontem fiquei procurando na net mais informações sobre essa arte linda e achei um post do blog do Scrap Playground que nos dá informações preciosas e resolvi colocar aqui pra quem quiser saber um pouquinho mais.

ATC – Ai meu Deus, o que será isso que eu ouço falar, mas nunca vi?

Uns pintores chamados Impressionistas viviam ´duros´ e não vendiam quase quadros nenhum! Foi quando um deles se lembrou de uns cartões que se fazia antigamente e começou a fazer miniaturas de seus trabalhos para se apresentar aos figurões da época, que poderiam vir a se interessar por seus quadros!

Foi um sucesso! Quase todos os artistas começaram a fazê-lo, não para vender, mas para apresentar suas obras e muitas vezes trocar cartões entre si. Pronto. Estavam criados os ATCs, sigla em inglês para Artist Trading Cards (que eu gosto de traduzir para o português como: Artistas Trocando Cartões).

Regra 1: NÃO É PRA VENDER! ATCs não são vendidos, são dados de presente ou trocados.

Zurich, Suíssa - 1997. Um artista chamado M. Vanci Stirnemann, inspirado nos tais cartões e tambem no tamanho dos cartões de Hockey (que eram trocados como as figurinhas de hoje), resolveu fazer uma exposição com 1.200 cards criados por ele. E todos do mesmo tamanho: 2,5 x 3,5 polegadas (ou 6,4 x 8,9cm).

Bom, nessa exposição qualquer pessoa que quisesse um dos cartões era convidado a pegá-lo, desde que fizesse outro e colocasse no lugar daquele que queria. Foi um big sucesso! E que logo se alastrou pelo mundo pela Internet!!

Regra 2: O tamanho TEM que ser exatamente esse: 6,4 x 8,9cm. E se você for curioso que nem eu, vai ver que são do mesmo tamanho de uma carta de baralho normal (que muitas vezes são usadas como papel de fundo para os ATCs)!!

Mas pra que eu quero saber de tudo isso, você me pergunta. E eu lhe respondo:

- ATCs são uma maneira maravilhosa de aprender técnicas novas. Uma maneira boa, bonita e barata (o custo é mínimo e você pode usar todas as suas sobras do scrap!)

- são uma maneira de desenvolver a criatividade, de trabalhar com design de página, de te ajudar a desenvolver um estilo próprio e de, caso comece a trocá-los com seus amigos, iniciar uma linda e barata coleção de arte.

- e por fim, para fazê-los você só precisa de sua imaginação, porque o legal disso tudo, é justamente não haver certo ou errado... Tudo pode na confecção do ATC: colagem, pintura (aquarela, acrílica, pastel, etc), gravura, scrapbook, mixed media, tecidos, objetos, enfim, não há limites!!!

Adooorei e vc?
Agora aguardem minhas produções porque já começei.
O que achei mais difícil é o tamanho [eu segui a risca] e é um tamanho chatoo de cortar, mas estou adorando fazer.
Logo, logo venho mostrar pra vc's!!

5 comentários:

Mali Pering disse...

Que legal, Kel!

Capaz de eu me juntar a vc, mas daí vc terá que dizer as técnicas e material que usará, daí eu faço um aqui e vc um aí, o que vc acha???? Como tinha em um fórum por aí.

Depois a gente pode até trocar, hehehehheehehe e quem sabe, mais pessoas se juntam a nós!

Bjossssssssssssss

Aline Fonseca disse...

Li!
Legal saber!
Quem sabe um dia deixo um pouquito minhas págians de lado para fazer alguns? Agora não dá! Tô num vício desenfreado pelas páginas e desafios pessoais e dos blogs, que fazia tempo que não participava direito!
Beijosssssssssssssssssssssssssssssss

Nadia Fialho disse...

Hummmm muito interessante!!

Claudia Ventura disse...

Oi Raquel, tb estou me interando na arte dos ATC's, uma gracinha né?
Ainda não fiz nenhum por pura insegurança, mas vou tentar algo nest fds.
Ah! Agora estou seguindo seu blog, vi o link la no SBB.
Bjssss

Lisandra Glasenapp disse...

Adorei as dicas querida.
Obrigado!!!!
Bjos

Lisandra Glasenapp